domingo, 1 de março de 2009

Festa assinala 50 anos da Freguesia

Em Santana vai haver festa rija no próximo dia 7 de Março, para comemorar os 50 anos da criação desta freguesia do concelho de Nisa.
O programa comemorativo tem início às 10 horas com uma arruada pelas ruas da freguesia com a banda da Sociedade Musical Nisense.
Às 12 horas, terá lugar a missa comemorativa do 50º aniversário da Freguesia, na Igreja do Arneiro, seguindo-se o almoço-convívio no recinto das festas.
Após o almoço haverá um concerto pela banda da Sociedade Musical Nisense e às 15 horas nova arruada pelas ruas da Freguesia com o grupo Bombos de Nisa.
A música continuará a animar o recinto das festas, destacando-se a actuação dos grupos de música popular “Fora d´Horas” e “Águias do Tejo” (Arneiro), “Domingos & Dias Santos” (Nisa).
Às 17 horas será partido e repartido o “Bolo de Aniversário”, continuando as comemorações com um lanche, no qual será servido o porco no espeto.
Os chamados Montes de Baixo (aldeias de Pardo, Duque e Arneiro) que actualmente fazem parte da Freguesia de Santana, integraram até finais de 1958 a freguesia de São Simão, mas o crescimento das três povoações e o aumento da população, a que se juntavam as constantes e dispendiosas deslocações ao Pé da Serra, para tratar de documentos, levaram a que fosse solicitada pelas forças vivas locais, a criação de uma nova freguesia, pedido que viria a ser satisfeito a contento das populações.
O território da freguesia de Santana foi desanexado da freguesia de São Simão no início de 1959, mas entre as duas freguesias (“mãe” e “filha”) permanecem fortes laços de amizade e de proximidade.