sexta-feira, 13 de março de 2009
Festa comemorativa dos 50 anos da freguesia



Num dia de sol, a anunciar a Primavera, a festa começou bem cedo nos designados “Montes de Baixo” e as ruas das três povoações foram inundadas pela música da banda da Sociedade Musical Nisense, numa arruada para fazer despertar os mais preguiçosos e convidar para a festa.
Antes da missa solene, houve tempo para uma “bucha” no largo das festas. Depois os festejos tomaram uma feição mais religiosa e sentida ou a Freguesia não tivesse merecido a honra da visita do Bispo da Diocese, D. Antonino Dias, com palavras muito elogiosas para os naturais e residentes em Santana, destacando-lhe, entre outros atributos, o seu fervor, coragem e determinação.
Terminada a liturgia, teve lugar a sessão evocativa da criação da Freguesia em 1959.
Presentes, entre outras entidades, os eleitos na Freguesia, presidente da Junta e da Assembleia, presidente da Câmara de Nisa, Governador Civil, Idalina Trindade, deputada do PS, eleitos da Assembleia Municipal, presidentes das freguesias de S. Simão, Montalvão, Nossa Senhora da Graça e Tolosa, registando-se ainda a presença, festivamente assinalada, de José Dinis Malpique Bicho, que foi o primeiro presidente da autarquia de Santana, há 50 anos, funções que exerceu – como todos os autarcas da época – de forma graciosa, cargo que juntava à sua actividade profissional, a de professor primário daquelas três povoações.
Francisco Boleto São Pedro, presidente da Junta de Freguesia de Santana, agradeceu a presença da população, visitantes e entidades. Lembrou as origens da freguesia, as dificuldades que se deparavam aos naturais dos Montes de Baixo para tratar de qualquer assunto, por vezes um simples documento que obrigava a perdas de tempo e a deslocações a pé, por caminhos de cabras até ao Pé da Serra.
A criação da Freguesia de Santana, disse, “foi um acto de justiça e determinação, no qual estiveram envolvidos não só pessoas e entidades de Santana, mas também de S. Simão”.
Seguiu-se, a pedido do presidente da Junta, um minuto de silêncio, destinado a evocar e homenagear “muitos daqueles que trabalharam nesse objectivo comum e que já não estão entre nós”.
Palavras de congratulação e de estímulo tiveram também a presidente da Câmara de Nisa e o Governador Civil de Portalegre, tendo a cerimónia terminado com a oferta de flores às entidades convidadas e de um jarrão em estanho ao presidente da Junta, numa iniciativa das mulheres da Freguesia.
O largo das festas foi o “palco” seguinte das comemorações. Cerca de 800 pessoas juntaram-se num animado e festivo almoço-convívio, oferecido pela autarquia.
A música surgiu para animar a festa e no mesmo recinto teve lugar um concerto pela banda da Sociedade Musical Nisense, seguindo-se mais tarde uma nova arruada pelas ruas da Freguesia com o grupo Bombos de Nisa.
Em tempo de festa e comemoração, a música continuou a animar todos aqueles que se deslocaram a Santana, destacando-se a actuação dos grupos de música popular “Fora d´Horas” e “Águias do Tejo” (Arneiro), “Domingos & Dias Santos” (Nisa).
Ao cair da tarde chegou um muito esperado convidado, o “Bolo de Aniversário”, pesando cerca de 50 quilos e com o símbolo da Freguesia. Foi partido, repartido e saboreado por centenas de convivas, continuando as comemorações com um lanche, no qual foi servido o porco no espeto.
A festa prolongou-se noite fora. Santana evocou a sua história recente e não esqueceu de assinalar, com as honras devidas, um acontecimento que teve repercussões na vida das pessoas e no desenvolvimento da comunidade.
Mário Mendes in "O Distrito de Portalegre" - 12/3/09
Marcadores:
50 anos,
criação da freguesia de santana,
festa comemorativa
quinta-feira, 12 de março de 2009
D. Antonino nos 50 anos de Santana
in "O Distrito de Portalegre" - 12/3/09
Marcadores:
50 anos da freguesia,
cdr santana,
visita do Bispo da Diocese
quinta-feira, 5 de março de 2009
Clube Desportivo tem novos corpos sociais
É esta a lista dos novos dirigentes do CDR Santana:
Assembleia Geral
Luís Manuel Tavares Lopes, presidente; Joaquim Marques Rodrigues, vice-presidente; Victor José Carmona Catarino, secretário.
Direcção
Fernando Carmona Catarino, presidente; Manuel Rosa São Pedro, vice-presidente; Elsa Maria Oliveira Ramalhete, secretária; Augusto Guerra Firmino, tesoureiro; Jorge Manuel Rodeia S. P. Rebocho, Francisco São Pedro Toco e José Cochicho Martins, vogais; Octávio Rosa Pinto, Jaime São Pedro, Joaquim Rosa Caramelo e Joaquim Rosa Tomás, suplentes.
Conselho Fiscal
Natália de Oliveira Ramalhete, presidente; Paulo Fernando Martins, secretário; José Manuel Toco Mendes, relator.
domingo, 1 de março de 2009
Festa assinala 50 anos da Freguesia

O programa comemorativo tem início às 10 horas com uma arruada pelas ruas da freguesia com a banda da Sociedade Musical Nisense.
Às 12 horas, terá lugar a missa comemorativa do 50º aniversário da Freguesia, na Igreja do Arneiro, seguindo-se o almoço-convívio no recinto das festas.
Após o almoço haverá um concerto pela banda da Sociedade Musical Nisense e às 15 horas nova arruada pelas ruas da Freguesia com o grupo Bombos de Nisa.
A música continuará a animar o recinto das festas, destacando-se a actuação dos grupos de música popular “Fora d´Horas” e “Águias do Tejo” (Arneiro), “Domingos & Dias Santos” (Nisa).
Às 17 horas será partido e repartido o “Bolo de Aniversário”, continuando as comemorações com um lanche, no qual será servido o porco no espeto.
Os chamados Montes de Baixo (aldeias de Pardo, Duque e Arneiro) que actualmente fazem parte da Freguesia de Santana, integraram até finais de 1958 a freguesia de São Simão, mas o crescimento das três povoações e o aumento da população, a que se juntavam as constantes e dispendiosas deslocações ao Pé da Serra, para tratar de documentos, levaram a que fosse solicitada pelas forças vivas locais, a criação de uma nova freguesia, pedido que viria a ser satisfeito a contento das populações.
O território da freguesia de Santana foi desanexado da freguesia de São Simão no início de 1959, mas entre as duas freguesias (“mãe” e “filha”) permanecem fortes laços de amizade e de proximidade.
Marcadores:
50 anos,
criação da freguesia de santana,
festa comemorativa
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Arneiro festejou o Carnaval
Os idosos e funcionários do Centro Social de Santana saíram à rua, numa manifestação de divertimento e de descontracção, a lembrar que a vida não é só feita de tristezas e amarguras.
Recordaram outros tempos, o da sua mocidade, quando brincar ao Carnaval era quase uma “obrigação” e os risos, os bailes, as “enfarinhadelas” faziam parte do ritual carnavalesco.
Marcadores:
arneiro,
carnaval,
centro social de santana,
divertimento,
folia
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Centro Social de Santana
As instalações do Centro Social de Santana, localizam-se na Travessa de Santana em Monte do Arneiro e são constituídas por um edifício de rés-do-chão e 1º andar.
O rés do chão é constituído pelas áreas de serviço (posto médico, cozinha, lavandaria, barbearia, salas de estar e jantar, etc) onde funciona o Centro de Dia. Estes serviços permitem-nos desenvolver também a valência de Apoio Domiciliário.
O 1º andar é constituído por quartos (com capacidade para 17 camas) onde funciona a valência de Lar, que consideramos insuficiente em face dos reais necessidades da freguesia. Iniciando-se, de imediato, o estudo de uma futura ampliação.
Da ampliação - 2ª Fase da valência Lar do Centro Social resultou mais um edifício de rés-do-chão e 1º andar que, no entanto, foi ligado ao já existente, tornando-os num só. Esta ampliação temo objectivo de reforçar a capacidade de resposta, face ao grande número de idosos que recorrem aos nossos serviços.
O rés-do-chão é constituído por uma sala de convívio e outra sala que poderá ser utilizada como sala de recolhimento, capela ou casa mortuária.
O 1º andar é constituído por 8 quartos com capacidade para 17 camas, sala de estar, despensa e copa. Devido às características do terreno o acesso a esta zona, para ambulância ou viaturas idênticas, foi substancialmente melhorado uma vez que permite o acesso directo pelo exterior.
Os utentes deste tipo de serviço, são essencialmente idosos, com reformas mínimas e de fracos recursos económicos. Para minimizar estas carências temos vindo a celebrar protocolos com o Centro Regional de Segurança Social de Portalegre mas que, neste momento, estão muito aquém da nossa realidade. O pagamento, pelos idosos nas diversas valências é efectuado em função da tabela existente neste Centro Social. No entanto, seja qual for a valência onde estejam inseridos, o valor a pagar pelos utentes é sempre inferior ao valor da sua reforma. Tem sido este o modelo de pagamento neste Centro Social e tudo faremos para que não seja alterado.
O Centro Social de Santana possui pessoal, quase na sua totalidade, com especialização nesta área de prestação de serviços.
* Da memória descritiva
domingo, 11 de janeiro de 2009
Clube Desportivo celebrou 32º Aniversário
Foi uma festa popular muito participada onde não faltou a música popular, a cargo do grupo da terra "Fora D´Horas" e do acordeonista José Gama.
A Matança do Porco, um baile e o bolo de Aniversário marcaram a festa desta associação desportiva e cultural nascida há 32 anos na freguesia de Santana.
As fotos ficam a marcar para a história esta festa de aniversário do Clube Desportivo e Recreativo de Santana.
Marcadores:
32 anos de vida,
clube desportivo,
festa popular,
santana
Assinar:
Postagens (Atom)